quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Grito Rock 2011 - Caxias do Sul

No dia 19 de março acontecerá na nossa cidade um grande festival que pela primeira vez aterisa aqui: O Grito Rock. No festival tocarão 7 bandas além de workshops sobre música, instrumentos, produção, home stúdio e afins. Realmente Imperdível.
Destaco nos workshops a presença de Frank Solari, um mestre da guitarra no Brasil e Benhur Lima, baixista de talento irreparável.
Sobre as bandas, algumas questões me consomem. A primeira delas é que, sendo um festival em Caxias do Sul, me parece no mínimo estranho o fato de que, das 7 bandas no line-up, 4 são de fora e 3 são caxienses. Nesse sentido destaco que o mesmo festival ocorrerá na capital gaúcha e das 9 vagas para bandas, 5 são destinadas às bandas locais e 4 às de fora da capital, ou seja, estatisticamente é mais fácil uma banda de POA tocar em Caxias que uma de Caxias tocar em POA.
Vou mais longe. A produtora responsável pelo festival em Caxias, a Musicaxias, tendo como seu representante maior o músico/jornalista/radialista Ricardo Dini sempre fez um trabalho exemplar na cidade, valorizando e exaltando as bandas de Caxias. Porém, trouxe 4 bandas de fora pra tocar em Caxias, me causando um contraponto de pensamentos.
Sobre as bandas caxienses que se apresentarão no festival, destaco que tenho bons amigos na Bob Shut, conheço o pessoal da Zava e sobre Os Oitavos repousa a minha última questão. É de conhecimento de todos que Ricardo Dini, produtor do evento em Caxias, é membro (baterista) da banda Os Oitavos o que gera no mínimo uma dúvida a respeito dos critérios de seleção.
Por fim, é bom destacar que o festival é gratuito e que vale a pena comparecer. Estarei presente nas workshops.

Era isso! 

3 comentários:

Samuel Rodrigues disse...

essa questão me incomoda da mesma maneira... sei de uma banda de farroupilha que vai tocar no grito rock de pelotas. pela lógica, ela deveria tocar aqui com a gente também.

sem falar da confusão de datas: no site do grito rock caxias e do toque no brasil, as datas indicavam que o fim das inscrições eram até o dia 21/02 (e as inscrições realmente estavam abertas até este dia). no site do musicaxias, as inscrições datavam até o dia 14/02.

fui informado agora há pouco que a data foi prorrogada devido a alta procura das bandas. mas desde a primeira vez que entrei no site, bem antes do dia 21/2, as sete bandas que vão tocar no festival já estavam no campo "selecionadas".

se foi prorrogada realmente a inscrição para o line-up ser anunciado no dia 23/02, essas bandas não deviam constar como selecionadas desde o início, não? a menos que elas realmente já estivessem selecionadas, enquanto as outras bandas que esperavam, esperavam por nada.

e quanto a banda os oitavos estar no line-up, eu não esperava nada diferente, assim que vi o nome do produtor do evento. considero muito importante o trabalho realizado por ele na cidade, como músico e como colega jornalista, mas estou ficando praticamente acostumado com o fato d'os oitavos sempre estarem presentes nesse tipo de evento da cidade. chega a ser chato.

de resto, resta esperar pelo ano que vem, que o festival já prometeu que terá "mais dias de festival e mais bandas lado B". se a intenção foi escolher bandas conhecidas esse ano para o festival ter nome, que assim seja. acredito que no ano que vem será a mesma coisa, mas torço para estar errado.

Ricardo Dini disse...

Olá colegas Léozão e Samuel!

Vou esclarecer as questões levantadas por vcs sobre o Grito Rock Caxias.

1- O festival Grito Rock tem na sua essência o intercâmbio de bandas. Portanto não é um festival de bandas locais. E são 3 bandas de Caxias e 3 de outras cidades. A Dancing Demons fará apenas um breve show de abertura do evento. Recebemos o contato deles pra tocar e dissemos q seria possível apenas abertura, pois o vocalista Domício Grillo é apresentador do programa Radar, da TVE, e acreditamos que seria bom para as bandas locais fazerem contato pessoal com ele, já q é difícil conseguir agenda no programa e a vontade das bandas de tocar lá é grande. (como podem ver nossa intenção foi a de beneficiar as bandas locais)

2- Sou o único radialista que toca as músicas das bandas locais na rádio. Estou na luta carregando essa bandeira há anos. Não estamos realizando esse festival em vão. Há uma estratégia pensada, pesquisada e estudada, que visa beneficiar grandemente as bandas locais, assim como todas as minhas ações realizadas até hoje.

3- Sobre a escolha das bandas de Caxias: se vcs pararem para analisar, essa edição do festival segue uma linha musical dentro do rock. As bandas que mais se encaixavam eram Bob ShuT, Zava e Os Oitavos. As duas primeiras tem CD gravado e estão prontas para serem enviadas a outros festivais no ano q vem. Os Oitavos estão lançando CD em abril, pelo Financiarte, e tem um som q fecha exatamente com o estilo de rock proposto para essa edição. O Musicaxias existe há mais de dois anos e eu nunca entrevistei Os Oitavos. O único festival realizado até então pelo Musicaxias foi o Festival Musicaxias, no Vagão Bar, com 3 edições feitas em 2009. Em nenhuma das edições Os Oitavos tocaram. Aliás, essa é a primeira vez que incluo Os Oitavos em alguma promoção relacionada com o Musicaxias. E Samuel, se tu achas que Os Oitavos tocam demais em eventos da cidade, isso acontece pela banda receber convites diretos dos organizadores dos eventos. Se não gostas da banda, tudo bem, mas não tem nada a ver a relação do Musicaxias com a banda.

4- Sobre a dúvida das datas de inscrição: sim, as inscrições eram até o dia 14 como está publicado no blog do Musicaxias. Mas foram prorrogadas para o dia 21 porque algumas bandas ainda queriam se inscrever ou que haviam entrado em contato com a produção e tinham problemas técnicos no site do TNB que não possibilitavam a inscrição. Diferente da informação do teu comentário, as bandas doyoulike? e Tópaz só se inscreveram no dia 21, pois havia dado erro no cadastro deles. E as duas tocarão no evento.

5- Conforme as bandas foram se inscrevendo, elas iam sendo selecionadas. Ninguém disse que haveria um dia específico para a revelação das bandas selecionadas.

6- Estamos trabalhando muito para realizar esse festival em Caxias. E muito mais ainda para oferecer tudo gratuitamente: entretenimento, cultura e formação musical. Fizemos o possível para incluir à todos nessa primeira edição. E no ano que vem teremos mais espaço para incluir mais bandas lado B. Se vcs ainda tiverem dúvidas sobre o festival, podemos conversar pessoalmente. Sempre estive aberto ao diálogo e à construção coletiva.

Espero ter esclarecido as dúvidas e conto com a ajuda de vcs na realização do festival. Há braços!

Ricardo Dini

Léozão Reis disse...

Valew Dini, obrigado por esclarecer as questões. Certamente o festival será um sucesso! Abraços!