No dia 19 de março acontecerá na nossa cidade um grande festival que pela primeira vez aterisa aqui: O Grito Rock. No festival tocarão 7 bandas além de workshops sobre música, instrumentos, produção, home stúdio e afins. Realmente Imperdível.
Destaco nos workshops a presença de Frank Solari, um mestre da guitarra no Brasil e Benhur Lima, baixista de talento irreparável.
Sobre as bandas, algumas questões me consomem. A primeira delas é que, sendo um festival em Caxias do Sul, me parece no mínimo estranho o fato de que, das 7 bandas no line-up, 4 são de fora e 3 são caxienses. Nesse sentido destaco que o mesmo festival ocorrerá na capital gaúcha e das 9 vagas para bandas, 5 são destinadas às bandas locais e 4 às de fora da capital, ou seja, estatisticamente é mais fácil uma banda de POA tocar em Caxias que uma de Caxias tocar em POA.
Vou mais longe. A produtora responsável pelo festival em Caxias, a Musicaxias, tendo como seu representante maior o músico/jornalista/radialista Ricardo Dini sempre fez um trabalho exemplar na cidade, valorizando e exaltando as bandas de Caxias. Porém, trouxe 4 bandas de fora pra tocar em Caxias, me causando um contraponto de pensamentos.
Sobre as bandas caxienses que se apresentarão no festival, destaco que tenho bons amigos na Bob Shut, conheço o pessoal da Zava e sobre Os Oitavos repousa a minha última questão. É de conhecimento de todos que Ricardo Dini, produtor do evento em Caxias, é membro (baterista) da banda Os Oitavos o que gera no mínimo uma dúvida a respeito dos critérios de seleção.
Por fim, é bom destacar que o festival é gratuito e que vale a pena comparecer. Estarei presente nas workshops.
Era isso!